Regulamento



III CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY 2011
TAÇA – VALDEZI DIAS DE SOUSA

CAPÍTULO I
DA ORGANIZAÇÃO

Art. 1º - O III CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY 201I, será organizado pelo FEDEGOSOS ESPORTE CLUBE – FEC em conformidade com este regulamento.

Art. 2º - O objetivo do Campeonato é, além de promover ações sociais para a comunidade desenvolve o intercâmbio sócio esportivo entre os participantes, aperfeiçoar a capacidade de organização e mobilização para os trabalhos em conjunto e principalmente desenvolver um maior relacionamento entre clubes e comunidade em geral.

Parágrafo único – O campeonato iniciará no dia 09 de Outubro do corrente ano e tem previsão para encerramento no dia 18 de Dezembro de 2011. Os jogos serão realizados aos domingos à tarde, sendo dois jogos por dia. A primeira partida deverá iniciar-se às 14:30 h e a segunda às 16:30h sendo cada uma em dois tempos de 30 minutos e um intervalo entre as etapas de 10 minutos.

CAPÍTULO II
DAS EQUIPES E ATLETAS

Art. 3º - A devida participação das equipes no campeonato se dará mediante entrega das Fichas de Inscrição, devidamente assinadas pelo representante legal do Clube com dados pessoais dos atletas e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (Cem Reais).

Parágrafo único – Só serão efetivadas as inscrições de atletas mediante a entrega da cópia da Carteira de Identidade.

Art. 4º - Cada equipe deverá inscrever um número mínimo de 11 atletas e não poderá ultrapassar o máximo de 16 atletas.

Art. 5º - Cada equipe deverá encaminhar a relação de Diretores e Comissão Técnica com devida antecedência.

Parágrafo único – Só poderão sentar no banco de reservas os Diretores e/ou Comissão Técnica que estiverem relacionados anteriormente e no máximo de 03 (três) em cada partida.

Art. 6º - O capitão da Equipe deverá assinar a súmula do jogo e a Comunicação de Penalidades que estará de posse do mesário de acordo com seus números.

Art. 7º - Para o início do Campeonato cada equipe deverá entregar suas fichas de inscrição de atletas com, no mínimo, 11 (onze) atletas inscritos e devidamente assinadas, até 30 (trinta) minutos antes de sua primeira partida.
Art. 8º - Não serão aceitos pedidos de substituição de atletas que já tenham atuados, ou seja, relacionados para alguma partida.

Art. 9º - Cada equipe poderá fazer as inscrições de atletas até 30 (trinta) minutos antes de sua primeira partida.

Parágrafo único – As equipes que não inscreverem os 16 atletas, só poderão inscrevê-los até 30 (trinta) minutos antes de sua primeira partida da segunda fase.

Art. 10º - Será obrigatório o uso de uniformes e equipamentos conforme determina a regra oficial do futebol, entretanto será opcional o uso de caneleiras e neste caso, o uso de meiões até as proximidades dos joelhos.

 Art. 11º - Por sua particularidade são será permitido o uso de chuteiras com travas ou qualquer tipo de acessórios em seus birros.

Art. 12º - A equipe que se julgar lesada, poderá recorrer junto à Comissão Organizadora, para tanto deverá, junto ao protesto, efetuar o pagamento de R$ 100,00 (cem reais). Caso seja deferido o protesto, essa importância será ressarcida ao clube pela Comissão Organizadora.

Art. 13º - Não será aceito acordo feito entre equipes para mudança e horário das partidas, salvo por motivo de força maior e com a aquiescência da Comissão Organizadora.

Art. 14º - Caso um atleta assine em uma equipe, este poderá ser transferido para outra equipe se não estiver relacionado em nenhuma súmula de jogo e pagar uma taxa de transferência no valor de R$ 100,00 (cem reais) à Comissão Organizadora no ato da transferência e com a aquiescência da equipe a que estava vinculado.

Art. 15º - As equipes deverão apresentar-se prontas 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para a partida, devendo os atletas e dirigentes assinarem a súmula do jogo.

Art. 17º - Em caso de coincidências de uniformes, caberá ao FEC providenciar um outro uniforme e à equipe que não tiver o mando de campo, ou seja, a que estiver do lado direito da tabela, fazer a troca.

Art. 18º - Cada equipe será formada por no máximo 08 (oito) atletas, sendo 01 (um) goleiro e 07 (sete) jogadores de linha.

Parágrafo 1º - Nenhuma equipe poderá iniciar ou continuar uma partida com menos de 04 (quatro) atletas, importando isto com a perda do jogo pelo placar de 1 a 0. Em caso da equipe infratora ser beneficiada com o placar desfavorável de 1 a 0, o resultado da partida será revertido no mínimo suficiente para que ela seja penalizada.

Parágrafo 2º - A equipe que iniciar o jogo incompleta poderá completá-la no transcorrer do primeiro tempo, desde que estejam os atletas devidamente inscritos e sem nenhum impedimento para atuar.

Parágrafo 3º - Cada equipe poderá fazer quantas substituições quiser, podendo o atleta substituído voltar a campo como substituto.

Art. 19º - O jogo terá duração de 60 (sessenta) minutos sendo dividido em dois tempos de 30 (trinta) minutos cada e um intervalo entre as etapas de 10 (dez) minutos.

CAPÍTULO III
DAS PUNIÇÕES

Art. 20º - Por sua peculiaridade, e por ser uma disputa social, fica determinado que a partir da 8ª (oitava) falta em cada tempo, será cobrado o tiro livre direto da marca dos 15m (quinze metros).

Parágrafo único – Após o encerramento da primeira etapa encerra-se a contagem do número de faltas, na etapa final, começam as duas equipes com o número zerado mesmo que já tenha ultrapassado o número de 07 (sete) faltas da etapa inicial.

Art. 21º - Os atletas que receberem cartões terão as seguintes punições:
a)      02 Cartões Amarelos – Suspensão automática de um jogo.
b)      01 Cartão Vermelho – Suspensão automática de um jogo.
c)       O Segundo Cartões Vermelhos na competição – Suspensão por dois jogos consecutivos.

Parágrafo 1º - Os atletas suspensos ficarão ainda passíveis de punição pela Junta Disciplinar do Campeonato.

Parágrafo 2º - O atleta, diretor ou membro da comissão técnica que agredir ou tentar agredir o árbitro ou seus assistentes ou até mesmo atletas adversários, serão julgados pela Junta Disciplinar do Campeonato.

Art. 22º - A equipe que utilizar atletas irregulares perderá os pontos obtidos na partida em que o(s) mesmo(s) participou(aram), sendo estes pontos computados para a equipe adversária. Em caso da equipe infratora ser beneficiada com o resultado, o resultado da partida será revertido no mínimo suficiente para que ela seja penalizada.

Art. 23º - As equipes serão responsáveis pela apresentação de seus atletas, diretores e comissão técnica, sendo estes passíveis de penalidades.

Art. 24º - Será dado um prazo de 20 (vinte) minutos para a equipe que se atrasar entrar em campo, findo este prazo o Árbitro da partida configurará o W x O sendo a equipe infratora, perdedora pelo placar de 1 a 0. Em caso da equipe infratora ser beneficiada com o resultado, o resultado da partida será revertido no mínimo suficiente para que ela seja penalizada.
 
Art. 25º - Só o Árbitro poderá em campo, ou até 03 (três) horas antes da hora marcada para o início da partida decidir pela suspensão ou interrupção da mesma. Poderá a Comissão Organizadora suspender uma rodada do campeonato com antecedência superior à supracitada, desde que publique um ato oficial e comunique com antecedência às equipes envolvidas.

Art. 26º - Se um jogo for suspenso após a metade do 2º tempo por motivos de fenômenos naturais ou causas que não dizem respeito às equipes envolvidas, ficará valendo o seu resultado final, caso seja interrompido antes da metade da 2ª etapa, se dará um prazo de 30 (trinta) minutos para sanar as causas, se persistir a causa que objetivou a suspensão da partida, a Comissão Organizadora marcará uma nova data para a realização do restante da mesma, comunicando ás equipes participantes, sendo que só poderão participar os atletas relacionados na súmula do jogo.

Parágrafo único – Este artigo não se aplicará quando a causa da suspensão for provocadas por torcedores, diretores ou atletas de uma das equipes participantes do jogo, e será aplicado a pena de perda dos pontos se a equipe que gerou o problema for vencedora ou estiver empatando o jogo, afora outras punições administrativas que poderão ser tomadas pela Junta Disciplinar do Campeonato.
 
Art.27º - As equipes que perderem por W x O, receberão as seguintes punições:
a)      Perderão os pontos da partida;
b)      Em caso da equipe infratora ser beneficiado com o resultado, o resultado da partida será revertido no mínimo suficiente para que ela seja penalizada.

CAPÍTULO IV
DA FORMA DE DISPUTA

Art. 28º - O campeonato será disputado por 12 (doze) equipes, divididas em 04 (quatro) grupos com 03 (três) equipes em cada grupo. As equipes jogarão entre si dentro de seus grupos e classificarão apenas as duas melhores equipes de cada grupo, perfazendo um total de 08 (oito) equipes para a segunda fase. A partir desta fase serão disputadas as quartas de final, semifinal e a grande final como mostra a tabela em anexo.

Art. 29º - Em caso de empate durante as partidas da segunda fase até a final, a equipe vencedora será conhecida após a realização da disputa de pênaltis que será em número de 05 (cinco) para cada equipe e permanecendo o empate, serão realizadas as cobranças alternadas, um a um, até que se conheça a equipe vencedora.

Art. 30º - A pontuação para os jogos será a seguinte:
a)      Vitória – 03 pontos
b)      Empate – 01 ponto
c)       Derrota – 00 ponto

Art.31º - Para fins de classificação na primeira fase, caso duas ou mais equipes terminem empatadas em número de pontos, serão obedecidos os seguintes critérios:
1º - Maior saldo de gols.
2º - Maior número de gols marcados.
3º - Menor número de cartões vermelhos.
4º - Menor número de cartões amarelos.
5º - Sorteio.

Parágrafo 1º – Todos os jogos serão conduzidos e arbitrados por 04 (quatro) árbitros sendo um central, dois assistentes e um árbitro reserva. Todos os árbitros que atuarão neste campeonato deverão ser devidamente filiados à AMA – Associação Morrense de Árbitros ou ao GAF – Grupo de Árbitros de Fedegosos.

Parágrafo 2º – A arbitragem deverá ser escalada e divulgada pela Comissão Organizadora com uma antecedência de, pelo menos, 24h (vinte e quatro horas).

CAPÍTULO V
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 32º - Serão ofertados ao clube campeão; 01 taça, 20 medalhas e R$ 1500,00 (um mil e quinhentos reais), para a equipe vice-campeã; 01 troféu, 20 medalhas e R$ 800,00 (oitocentos reais), para a terceira colocada; 01 troféu, vinte medalhas e R$ 200,00 (duzentos reais), para o artilheiro; um troféu e R$ 50,00 (cinquenta reais) e para o goleiro menos vazado; 01 troféu e R$ 50,00 (cinquenta reais)

Art. 33º - A Junta Disciplinar do Campeonato será formada da seguinte maneira:
a)      Gean Carlo Rocha.
b)      Orlanei Mendes Santana.
c)       Pedro Furtado.
d)      Reginaldo Souza.
e)      Frédson Valois Rocha.
Art. 34º - Os casos que por ventura não estiverem especificados neste regulamento, serão julgados pela Comissão Organizadora do Campeonato.

Art. 35º - Este regulamento entra em vigor 48 (quarenta e oito) horas antes do início da competição.

Fedegosos – Morro do Chapéu – Bahia, 25 de Setembro de 2011.




Frédson Valois Coutinho da Rocha
Diretor de Esportes – F.E.C










II CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY 2010
TAÇA – GERVAL FRANCISCO LOPES

CAPÍTULO I
DA ORGANIZAÇÃO

Art. 1º - O II CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY 2010, será organizado pelo FEDEGOSOS ESPORTE CLUBE – FEC em conformidade com este regulamento.

Art. 2º - O objetivo do Campeonato é, além de promover ações sociais para a comunidade desenvolve o intercâmbio sócio esportivo entre os participantes, aperfeiçoar a capacidade de organização e mobilização para os trabalhos em conjunto e principalmente desenvolver um maior relacionamento entre clubes e comunidade em geral.

Parágrafo único – O campeonato iniciará no dia 07 de Março do corrente ano e tem previsão para encerramento no dia 09 de Maio de 2010. Todos os seus jogos serão realizados aos domingos à tarde, sendo dois jogos por dia. A primeira partida deverá iniciar-se às 14:30 h e a segunda às 16:30h sendo cada uma em dois tempos de 30 minutos e um intervalo entre as etapas de 10 minutos.

CAPÍTULO II
DAS EQUIPES E ATLETAS

Art. 3º - A devida participação das equipes no campeonato se dará mediante entrega das Fichas de Inscrição, devidamente assinadas pelo representante legal do Clube com dados pessoais dos atletas e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais).

Art. 4º - Cada equipe deverá inscrever um número mínimo de 11 atletas e não poderá ultrapassar o máximo de 16 atletas.

Art. 5º - Cada equipe deverá encaminhar a relação de Diretores e Comissão Técnica com devida antecedência.

Parágrafo único – Só poderão sentar no banco de reservas os Diretores e/ou Comissão Técnica que estiverem relacionados anteriormente e no máximo de 03 (três) em cada partida.

Art. 6º - O capitão da Equipe deverá assinar a súmula do jogo e a Comunicação de Penalidades que estará de posse do mesário de acordo com seus números.

Art. 7º - Para o início do Campeonato cada equipe deverá entregar suas fichas de inscrição de atletas com, no mínimo, 11 (onze) atletas inscritos e devidamente assinadas, até 30 (trinta) minutos antes de sua primeira partida.

Art. 8º - Não serão aceitos pedidos de substituição de atletas que já tenham atuados, ou seja, relacionados para alguma partida.

Art. 9º - Cada equipe poderá fazer as inscrições de atletas até 30 (trinta) minutos antes de sua primeira partida.

Parágrafo único – As equipes que não inscreverem os 16 atletas, só poderão inscrevê-los até 30 (trinta) minutos antes de sua primeira partida da segunda fase.
Art. 10º - Será obrigatório o uso de uniformes e equipamentos conforme determina a regra oficial do futebol, entretanto será opcional o uso de caneleiras e neste caso, o uso de meiões até as proximidades dos joelhos.

 Art. 11º - Por sua particularidade são será permitido o uso de chuteiras com travas ou qualquer tipo de acessórios em seus birros.

Art. 12º - A equipe que se julgar lesada, poderá recorrer junto à Comissão Organizadora, para tanto deverá, junto ao protesto, efetuar o pagamento de R$ 100,00 (cem reais). Caso seja deferido o protesto, essa importância será ressarcida ao clube pela Comissão Organizadora.

Art. 13º - Não será aceito acordo feito entre equipes para mudança e horário das partidas, salvo por motivo de força maior e com a aquiescência da Comissão Organizadora.

Art. 14º - Caso um atleta assine em uma equipe, este poderá ser transferido para outra equipe se não estiver relacionado em nenhuma súmula de jogo e pagar uma taxa de transferência no valor de R$ 100,00 (cem reais) à Comissão Organizadora no ato da transferência e com a aquiescência da equipe a que estava vinculado.

Art. 15º - As equipes deverão apresentar-se prontas 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para a partida, devendo os atletas e dirigentes assinarem a súmula do jogo.

Art. 17º - Em caso de coincidências de uniformes, caberá ao FEC providenciar um outro uniforme e à equipe que não tiver o mando de campo, ou seja, a que estiver do lado direito da tabela, fazer a troca.

Art. 18º - cada equipe será formada por no máximo 08 (oito) atletas, sendo 01 (um) goleiro e 07 (sete) jogadores de linha.

Parágrafo 1º - Nenhuma equipe poderá iniciar ou continuar uma partida com menos de 04 (quatro) atletas, importando isto com a perda do jogo pelo placar de 1 a 0. Em caso da equipe infratora ser beneficiada com o placar desfavorável de 1 a 0, o resultado da partida será revertido no mínimo suficiente para que ela seja penalizada.

Parágrafo 2º - A equipe que iniciar o jogo incompleta poderá completá-la no transcorrer do primeiro tempo, desde que estejam os atletas devidamente inscritos e sem nenhum impedimento para atuar.

Parágrafo 3º - Cada equipe poderá fazer quantas substituições quiser, podendo o atleta substituído voltar a campo como substituto.

Art. 19º - O jogo terá duração de 60 (sessenta) minutos sendo dividido em dois tempos de 30 (trinta) minutos cada e um intervalo entre as etapas de 10 (dez) minutos.

CAPÍTULO III
DAS PUNIÇÕES

Art. 20º - Por sua peculiaridade, e por ser uma disputa social, fica determinado que a partir da 8ª (oitava) falta em cada tempo, será cobrado o tiro livre direto da marca dos 15m (quinze metros).

Parágrafo único – Após o encerramento da primeira etapa encerra-se a contagem do número de faltas, na etapa final, começam as duas equipes com o número zerado mesmo que já tenha ultrapassado o número de 07 (sete) faltas da etapa inicial.

Art. 21º - Os atletas que receberem cartões terão as seguintes punições:
a)      02 Cartões Amarelos – Suspensão automática de um jogo.
b)      01 Cartão Vermelho – Suspensão automática de um jogo.
c)       02 Cartões Vermelhos – Suspensão por dois jogos consecutivos.

Parágrafo 1º - Os atletas suspensos ficarão ainda passíveis de punição pela Junta Disciplinar do Campeonato.

Parágrafo 2º - O atleta, diretor ou membro da comissão técnica que agredir ou tentar agredir o árbitro ou seus assistentes ou até mesmo atletas adversários, serão julgados pela Junta Disciplinar do Campeonato.

Art. 22º - A equipe que utilizar atletas irregulares perderá os pontos obtidos na partida em que o(s) mesmo(s) participou(aram), sendo estes pontos computados para a equipe adversária. Em caso da equipe infratora ser beneficiado com o resultado, o resultado da partida será revertido no mínimo suficiente para que ela seja penalizada.

Art. 23º - As equipes serão responsáveis pela apresentação de seus atletas, diretores e comissão técnica, sendo estes passíveis de penalidades.

Art. 24º - Será dado um prazo de 20 (vinte) minutos para a equipe que se atrasar entrar em campo, findo ente prazo o Árbitro da partida configurará o W x O sendo a equipe infratora, perdedora pelo placar de 1 a 0. Em caso da equipe infratora ser beneficiado com o resultado, o resultado da partida será revertido no mínimo suficiente para que ela seja penalizada.
 
Art. 25º - Só o Árbitro poderá em campo, ou até 03 (três) horas antes da hora marcada para o início da partida decidir pela suspensão ou interrupção da mesma. Poderá a Comissão Organizadora suspender uma rodada do campeonato com antecedência superior à supracitada, desde que publique um ato oficial e comunique com antecedência às equipes envolvidas.

Art. 26º - Se um jogo for suspenso após a metade do 2º tempo por motivos de fenômenos naturais ou causas que não dizem respeito às equipes envolvidas, ficará valendo o seu resultado final, caso seja interrompido antes da metade da 2ª etapa, se dará um prazo de 30 (trinta) minutos para sanar as causas, se persistir a causa que objetivou a suspensão da partida, a Comissão Organizadora marcará uma nova data para a realização do restante da mesma, comunicando ás equipes participantes, sendo que só poderão participar os atletas relacionados na súmula do jogo.

Parágrafo único – Este artigo não se aplicará quando a causa da suspensão for provocadas por torcedores, diretores ou atletas de uma das equipes participantes do jogo, e será aplicado a pena de perda dos pontos se a equipe que gerou o problema for vencedora ou estiver empatando o jogo, afora outras punições administrativas que poderão ser tomadas pela Junta Disciplinar do Campeonato.
 
Art.27º - As equipes que perderem por W x O, receberão as seguintes punições:
a)      Perderão os pontos da partida;
b)      Em caso da equipe infratora ser beneficiado com o resultado, o resultado da partida será revertido no mínimo suficiente para que ela seja penalizada.

CAPÍTULO IV
DA FORMA DE DISPUTA

Art. 28º - O campeonato será disputado pó 12 (doze) equipes, divididas em 04 (quatro) grupos com 03 (três) equipes em cada grupo. As equipes jogarão entre si dentro de seus grupos e classificarão apenas as duas melhores equipes de cada grupo, perfazendo um total de 08 (oito) equipes para a segunda fase. A partir desta fase serão disputadas as quartas de final, semifinal e a grande final como mostra a tabela em anexo.

Art. 29º - Em caso de empate durante as partidas da segunda fase até a final, a equipe vencedora será conhecida após a realização da disputa de pênaltis que será em número de 05 (cinco) para cada equipe e permanecendo o empate, serão realizadas as cobranças alternadas, um a um, até que se conheça a equipe vencedora.

Art. 30º - A pontuação para os jogos será a seguinte:
a)      Vitória – 03 pontos
b)      Empate – 01 ponto
c)       Derrota – 00 ponto

Art.31º - Para fins de classificação na primeira fase, caso duas ou mais equipes terminem empatadas em número de pontos, serão obedecidos os seguintes critérios:
1º - Maior saldo de gols.
2º - Maior número de gols marcados.
3º - Menor número de cartões vermelhos.
4º - Menor número de cartões amarelos.
5º - Sorteio.

Parágrafo único – Todos os jogos serão conduzidos e arbitrados por 04 (quatro) árbitros sendo um central, dois assistentes e um árbitro reserva. Destes, o árbitro central e um de seus assistentes deverá ser devidamente filiado à AMA – Associação Morrense de Árbitros e os outros dois deverão ser filiados ao GAF – Grupo de Árbitros de Fedegosos.  

CAPÍTULO V
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 32º - Serão ofertados ao clube campeão; 01 taça, 20 medalhas e R$ 1500,00 (um mil e quinhentos reais), para a equipe vice-campeã; 01 troféu, 20 medalhas e R$ 800,00 (oitocentos reais), para a terceira colocada; 01 troféu, vinte medalhas e R$ 200,00 (duzentos reais), para o artilheiro; um troféu e R$ 50,00 (cinquenta reais) e para o goleiro menos vazado; 01 troféu e R$ 50,00 (cinquenta reais)

Art. 33º - A Junta Disciplinar do Campeonato será formada da seguinte maneira:
a)      Gean Carlo Rocha.
b)      Orlanei Mendes Santana.
c)       Pedro Furtado.
d)      Reginaldo Souza.
e)      Frédson Valois Rocha.

Art. 34º - Os casos que por ventura não estiverem especificados neste regulamento, serão julgados pela Comissão Organizadora do Campeonato.

Art. 35º - Este regulamento entra em vigor 48 (quarenta e oito) horas antes do início da competição.

Fedegosos – Morro do Chapéu – Bahia, 20 de Fevereiro de 2010.



Frédson Valois Coutinho da Rocha
Diretor de Esportes – F.E.C